sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

A Comunicação Empresarial Contemporânea

A estadia em Lisboa, para o Mestrado em Comunicação Estratégica, tem rendido boas reflexões sobre o setor de atuação da Caramelo. Uma delas segue abaixo e trata das mudanças positivas na percepção do conceito de Comunicação Empresarial:

Os anos 1990 foram importantes para o conceito de Comunicação Empresarial, que, mais refinado, passou a ser compreendido como estratégico para as organizações. Cahen (2003, p. 27) dá conta dessa mudança ao afirmar que a Comunicação Empresarial é uma atividade sistêmica, “de caráter estratégico, ligada aos mais altos escalões da empresa e que tem por objetivos: criar – onde ainda não existir ou for neutra – manter – onde já existir – ou, ainda, mudar para favorável – onde for negativa – a imagem da empresa junto a seus públicos prioritários”.

Abandona-se a separação entre Comunicação Institucional e Comunicação Mercadológica com vistas a uma gestão integrada do setor, mesmo que, como lembra Bueno (2003, p. 9) continue a existir uma separação entre as áreas, de âmbito exclusivamente operacional, como relações públicas, assessoria de imprensa, comunicação interna, publicidade e propaganda, entre outras.

Bibliografia
BUENO, Wilson da Costa. Comunicação Empresarial – Teoria e Pesquisa. São Paulo: Manole, 2003.

CAHEN, Roger. Comunicação Empresarial: a imagem como patrimônio da empresa e ferramenta de marketing. São Paulo: Editora Best Seller, 2003.

E vamos partilhando idéias por aqui. Até a próxima!

Postado por Paulo Jr.

Nenhum comentário:

Postar um comentário