segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Caramelo em Portugal



Em Portugal, caramelo remete a algo doce, mas também ao morador do interior do País. É o matuto simpático, como dizem. Foi nesse clima de descontração e do uso que as palavras podem ter em diferentes países e contextos, que a Caramelo Comunicação foi apresentada durante o debate sobre experiências de comunicação em agências portuguesas e brasileiras, durante o seminário (é assim que eles chamam disciplina aqui) de Estudos Organizacionais. A cadeira é ministrada pelo professor Rogério Ferreira, uma sumidade em pesquisas sobre organizações públicas e privadas, e integra o Mestrado em Comunicação Estratégica, da Universidade Nova de Lisboa.

A palestra sobre a Caramelo foi conduzida por mim, Paulo Jr Pinheiro, que, cheio de “perna” (para não perder a cearensidade de vista) falei em nome da diretoria. Os serviços da Caramelo, a aplicabilidade criativa do nome no mercado cearense, os diferenciais em atendimento e as características do inúmeros perfis de clientes foram alguns dos tópicos. O aspecto inovador do blog e da TV Caramelo na web também chamaram a atenção do professor e dos colegas, em um intercâmbio de idéias e experiências dos mais interessantes.

Fiquei feliz com os comentários da turma, que se referiram bastante ao meu entusiasmo ao falar sobre a organização, como também à maturidade do mercado brasileiro no que se refere à comunicação empresarial. Somos tidos como uma das principais potências da América Latina e do mundo nesta área.

Outros colegas fizeram parte da mesa, entre eles, minha esposa e colega de sala, Eugênia Cabral, que falou sobre sua experiência no Sesc e na Petrobras. A foto, apesar de meio desfocada, foi uma gentileza de um dos colegas do mestrado, o Manuel Mosteias, a quem dou o devido crédito e publicizo enorme agradecimento. A imagem ajuda a ilustrar o clima de camaradagem que deu o tom da conversa. Uma das muitas que devem ocorrer e que eu vou partilhando com vocês por aqui.

Por: Paulo Jr

3 comentários:

  1. Paulo, soube agora do seu post. Estava "fora", na Taíba, trabalhando num campeonato de kitesurf. Porque a Caramelo também é esporte agora!

    Parabéns aí pelo seminário!!! Ando cada vez mais querendo fazer mestrado!

    ResponderExcluir
  2. Valeu, Nat e Ju!!! Quando chegar por aí conto em mais detalhes como tá sendo a experiência por aqui, que está valendo muito. Bj!!

    ResponderExcluir